Publicado por: mordomias | 15 de dezembro de 2009

Shigeaki Ueki

Trecho por Kotscho: Se a festa for na casa do ministro das Minas e Energia, Shigeaki Ueki, os convidados poderão dar um mergulho na piscina, até mesmo nas noites mais frias do ano: ela é térmica.

Pessoalmente, o ex-ministro está muito bem. É sócio em três empresas do setor químico, dirige uma outra na área de comércio exterior – a Comercial Yamamoto – e recentemente juntou-se à Seccional, de Curitiba, que produz postes com ligas de aço especiais. “Estou no mundo do small is beautiful”, diz ele. Nesse universo dos pequenos projetos está fazendo bonito. Mantém uma fábrica em Juazeiro, na Bahia, para produção de resinas, é sócio da portuguesa Socer em uma planta química de Uberaba e participa, em São Paulo, da Resitec, fabricante de insumos para borracha sintética, que fatura R$ 35 milhões por ano. Até 1994, Ueki era dono de uma fábrica de lâmpadas em Guarulhos, a Sadokin, que tinha 1.200 funcionários e chegava a fazer R$ 80 milhões por ano. Mas essa empresa quebrou com a chegada dos produtos asiáticos, na época do real supervalorizado. “Era um absurdo. Tínhamos que concorrer com contrabando e produtos subfaturados”, queixa-se, na pele do empresário nacional. “Fechei a fábrica e demiti todo mundo.”

Se o empresário teve maus momentos, o consultor em petróleo nunca viu horizonte turvo. Em 30 anos de trabalho na área de energia, Ueki fez amigos no mundo inteiro e montou uma rede de captação de informações que lhe assegura um olhar privilegiado sobre o mercado.

Fonte, em 14 de dezembro de 2009: http://www.terra.com.br/istoedinheiro/149/economia/eco149_02.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: